Livros

Racismo Estrutural (Silvio Almeida) – Frases de Livros

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Livro essencial de Silvio Almeida, recomendação dos amigos Thienne Czizeweski e Diego Nunes.

Este livro, muito didático, apresenta o racismo como estrutura social – e não decorrência de 1 ou mais atos.

Ele foca o entendimento a partir de ideologia, direito, Estado e economia.

Me fez pensar, afinal, o que EU posso fazer sobre isso além de postar esse resumo aqui? Como me envolver mais? Como ajudar mais e sair da zona de conforto? Como olhar pra trás na vida e falar: “Eu colaborei para tornar o mundo em volta de mim menos racista e mais justo? não para mostrar a alguém mas por ajudar de forma verdadeira?”.

Vamos às frases:

  • “As referências a “bestialidade” e “ferocidade” demonstram como a associação entre seres humanos de determinadas culturas, incluindo suas características físicas, e animais ou mesmo insetos é uma tônica muito comum do racismo e , portanto , do processo de desumanização que antecede práticas discriminatórias ou genocídios até os dias de hoje.”
  • “As instituições são apenas a materialização de uma estrutura social ou de um modo de socialização que tem o racismo como um de seus componentes orgânicos . Dito de modo mais direto : as instituições são racistas porque a sociedade é racista.”
  • “Em resumo : o racismo é uma decorrência da própria estrutura social , ou seja , do modo “ normal ” com que se constituem as relações políticas , econômicas , jurídicas e até familiares , não sendo uma patologia social e nem um desarranjo institucional . O racismo é estrutural .Comportamentos individuais e processos institucionais são derivados de uma sociedade cujo racismo é regra e não exceção .”
  • “Homens brancos não perdem vagas de emprego pelo fato de serem brancos , pessoas brancas não são “ suspeitas ” de atos criminosos por sua condição racial , tampouco têm sua inteligência ou sua capacidade profissional questionada devido à cor da pele .”
  • “Por que nos causa a impressão de que as coisas estão “ fora do lugar ” ou “ invertidas ” quando avistamos um morador de rua branco , loiro e de olhos azuis ou nos deparamos com um médico negro?”
  • “Após anos vendo telenovelas brasileiras , um indivíduo vai acabar se convencendo de que mulheres negras têm uma vocação natural para o trabalho doméstico , que a personalidade de homens negros oscila invariavelmente entre criminosos e pessoas profundamente ingênuas , ou que homens brancos sempre têm personalidades complexas e são líderes natos , meticulosos e racionais em suas ações .”
  • “Se não há racismo , a culpa pela própria condição é das pessoas negras que , eventualmente , não fizeram tudo que estava a seu alcance.”
  • “O racista é aquele que deixa de contratar alguém mais ou igualmente produtivo por ter uma preferência irracional por pessoas que se pareçam física e / ou culturalmente consigo.”
  • “A superação do racismo passa pela reflexão sobre formas de sociabilidade que não se alimentem de uma lógica de conflitos , contradições e antagonismos sociais que no máximo podem ser mantidos sob controle , mas nunca resolvidos.”